Como instalar o suporte a japonês do windows

[ 02-11-2009 10:43:08 ] - [ Windows IME,Dicas de japonês ]

Muitos iniciantes na língua japonesa passam por problemas ao usar o computador em seus estudos. O windows, da forma que vem instalado na maioria dos computadores, não consegue exibir corretamente os caracteres asiáticos e nem é possível escrever em japonês no PC.

Se seu objetivo não é somente ver os ideogramas e letras japonesas, mas escrever e treinar usando o computador, então vamos precisar instalar os recursos apropriados do windows. Nesse processo, você vai precisar do cd de instalação do mesmo.

Uma alternativa para aqueles que sentirem dificuldades em instalar o suporte a japonês do windows é usar o Ajax IME e o Wakan uma vez que podemos escrever em japonês no computador somente com as letras japonesas instaladas. Vale a pena conferir.

Se você não possui o CD de instalação do Windows, é possível baixar e instalar o Windows IME ( Suporte a japonês do windows ) no site da Microsoft. Abaixo, seguem os links para download.

Se você possui o Windows/Office XP ou superior pode baixar o IME neste link: http://office.microsoft.com/en-us/help/HA010347361033.aspx

Caso seu office/windows seja inferior ao XP, aconselho que baixe e instale a versão anterior do IME neste link: http://www.microsoft.com/windows/ie/ie6/downloads/recommended/ime/install.mspx

Se o seu Windows XP ou Office não for original, sugiro que não baixe os arquivos acima. Durante a instalação, a Microsoft faz uma verificação para evitar pirataria de seus programas e isso pode gerar alguns transtornos.

Já recebi relatos de que o Windows IME acaba funcionando apenas durante 30 dias nas cópias piratas de Windows e Microsoft Office. O melhor caminho é instalar o Windows IME a partir do CD de instalação. Até a própria Microsoft sugere isso.

Começando a instalar o Suporte à japonês do Windows

Para começar, vá até o painel de controle e clique duas vezes na opção de configurações regionais.

instalar-windows-ime-painel-de-controle

Vai surgir a caixa de diálogo "opções regionais e de idiomas." Estando nessa janela, clique na aba "idiomas".

suporte-a-japones-do-windows-opcoes-regionais

Identifique o item "suporte a idioma suplementar" e marque a opção "instalar arquivos para idiomas do leste asiático".

instalar-windows-ime-idiomas

Depois disso, o windows vai exibir uma mensagem informando que você escolheu instalar as línguas asiáticas como chinês, japonês e coreano. Isso vai exigir um pouco de espaço em disco. Clique em ok e vamos continuar.

instalar-windows-ime-idiomas-suplementar

Nessa fase, vai ser necessário o cd de instalação do Windows XP. Coloque o cd no drive de cd-rom do computador e clique em OK.

inserir-disco-suporte-a-japones

Após copiar os arquivos com suporte aos idiomas escolhidos, o assistente de instalação solicitará que você reinicie o computador.

windows-ime-copiando

Clique em Sim e deixe o computador reiniciar.

instalar-windows-ime-reiniciar

Depois que o windows reiniciar, volte ao painel de controle; clique duas vezes no ícone de opções regionais e de idiomas. Na janela que abrir, clique na aba idiomas e depois no botão detalhes.

instalar-windows-ime-idiomas

O nome da janela aberta agora é "Serviços de texto e idiomas de entrada". Na opção "Serviços instalados", clique no botão "Adcionar…".

suporte-a-japones-do-windows-adicionar

Ao abrir a janela "Adicionar idioma de entrada", selecione Japonês para o campo "Idioma de entrada" e "Microsoft IME Standard 2002 ver. 8.1", ou a versão mais atual, para o campo "Layout do teclado/IME".

windows-ime-adicionar-teclado-japones

Agora basta sair clicando nos botões "OK" para concluir a instalação do suporte a japonês do Windows XP.

Note que após a instalação, deve aparecer um botão no canto direito da barra de tarefas mostrando o idioma padrão do Windows. Clicando nesse potão podemos escolher usar um outro idioma. Selecionando japonês, passamos a usar o suporte de línguas orientais e escrever em katakana, hiragana e kanjis.

windows-ime-idioma-japones

Se, depois de selecionar o idioma Japonês, clicarmos novamente no botão de idiomas da barra de tarefas e selecionarmos a opção "Mostrar barra de idiomas", poderemos ver e usar todos os recursos do suporte a Japonês do Windows XP para a escrita e leitura.

windows-ime-barra-de-idiomas

A partir de agora seu windows estará apto a exibir caracteres asiáticos de textos e sites. Você poderá usar esse recurso com qualquer programa, desde o bloco de notas até em processadores de textos mais avançados como o Word. Experimente brincar com a funções da barra de idiomas e ver como funciona.

windows-ime-no-microsoft-word

Artigos relacionados

Assine o feed rss do !

Compartilhe este artigo

|
  Adicionar esta pgina no Linkk  Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Entre em contato com o

por e-mail